Artigo – Salada

Salada antes da refeição para emagrecer

Comer a salada antes a refeição fará você comer menos na hora do prato principal, isso porque proporciona mais saciedade, além de ser uma ótima dica para quem quer emagrecer.

A salada preenche o espaço no estômago, além das folhas verdes e legumes crus necessitarem de um tempo maior de mastigação, aumentando ainda mais a sensação de saciedade. Este sinal leva informações ao sistema nervoso central, reduzindo o consumido da refeição principal

Benefícios da salada

A salada é fonte de minerais e vitaminas, essenciais para o funcionamento do organismo e prevenção de doenças.

Especialmente benéfica para o controle do peso.

Comer a salada antes do prato principal, considerando o tempo de mastigação média de 20 minutos, ajudará a consumir menos do prato principal. Após o  consumo da salada, sugere-se aguardar mais 20 minutos para começar o prato principal, assim permite que o sistema nervoso assimile o tempo de saciedade.

Porém, é importante cuidar para que a sua salada se mantenha saudável, ou seja, a escolha dos temperos e dos molhos também é fundamental. O limão e as ervas estão liberadas, pois não altera a caloria e proporciona mais sabor aos alimentos, no entanto, fique de olho no azeite, pois além de possuir muitas calorias, fará efeito contrário.

Vantagens de comer salada

  • Salada de entrada ajuda a ingerir menos alimentos calóricos posterior: A mastigação mais demorada aumenta a sensação de saciedade.
  • Controlar a glicose: As fibras auxiliam na redução da absorção de glicose na corrente sanguínea e aumenta a sensação de saciedade.
  • Reduz possibilidade de alergias: A ingestão menor de alimentos de origem animal e produtos processados e industrializados.
  • Mais estímulo e produção do suco gástrico: A mastigação mais demorada, estimula a produção do suco gástrico, estimulando assim a digestão dos alimentos, e a melhora das funções digestivas.
  • Maior absorção das fibras e desempenho da função intestinal: As fibras dos vegetais são mais triturados e aumentam de volume facilitando a digestão.

Quando a salada for o prato principal

A salada normalmente é servida como uma entrada. Porém, quando for servida como Prato Principal ou “Refeição Completa”,  deve conter alimentos de todos os grupos nutricionais.

Ou seja: a) reguladores: as hortaliças; b-  alimentos construtores: queijo magro, peru, frango, atum, ovo cozido; c- energéticos: salada com crouton, batata cozida, milho, feijão, etc…

Quando for servir como única refeição, lembrar de incluir na salada todos os grupos alimentares acima citados, para abranger as necessidades nutricionais.

Se você tem um objetivo de emagrecer, primeiro deve procurar a orientação de um nutricionista e para criar um cardápio adequado ao seu objetivo e que contenha todos os nutrientes necessários.

LEMBRE-SE -A salada é só parte da refeição-