Muitas pessoas amadoras ou aprendizes, quando começam no ramo da culinária, e com os doces mais especificamente, se perguntam: “Quais utensílios devo ter e qual o tipo material (madeira, metal, alumínio, inox, silicone, etc.) escolher para usar na hora de cozinhar?”.

O preparo de um docinho é simples, mas os cuidados do detalhe na hora do preparo é uma bastante importante, porque pode “passar do ponto”, queimar muito rápido, não ter a distribuição do “calor por igual” e, outros detalhes…

Vamos lá…

Medidores

Item importantíssimo! Utensílios de medida como colheres e recipientes são “as ferramentas” na hora de fazer brigadeiros. Em se tratar de brigadeiros gourmet, ENTÃO, não pode colocar os ingredientes “no olhômetro”.

As receitas exigem medidas exatas de cada ingrediente para que tenha seu sabor perfeitamente perceptível, além do fator tamanho ser um item importante quando você decide fazer dos seus doces um negócio.

Seus clientes irão comprar pelo sabor que provaram ou conhecem, e claro que em uma indicação é importante que outro cliente sempre receba um produto igual ou, muito melhor!

E neste caso estes utensílios de medidas resolvem esse problema definitivamente.

No preparo, cuidado com o item colher de pau, pois a Anvisa proíbe este material das cozinhas profissionais, por possuir ranhuras onde podem acumular germes e difíceis de limpar.

Quando for preparar os seus brigadeiros em sua casa, pode utilizar, porém os mais recomendados são as de silicone, pois elas não juntam sujeira e são mais fáceis de limpar.

Sempre cuide da higiene no preparo dos seus docinhos!

Panelas

Cozinhe em recipientes limpos (de preferência novos), evitar o material em alumínio, pois nessas panelas os doces costumam queimar com facilidade.

Prefira panelas com fundo grosso, estas aquecem de forma mais uniforme e evitam queimar o brigadeiro no preparo.

Para o Preparo e a Finalização

Manter armazenados em potes limpos e transparentes os seus “confeitos”, que irá utilizar na hora de enfeitar os brigadeiros. Estes recipientes facilitam a visualização na hora de escolher com qual irá cobrir os doces.

Caso você opte por colorir confeitos com corante, prefira usar saquinhos de plástico transparentes, assim facilita a misturar os granulados com a tintura e também mexer os brigadeiros.

Compre somente o material básico de equipamentos, como investimento inicial, e depois aprenda as vantagens de cada material o preparo dos brigadeiros.

Use sempre utensílios e talheres bem higienizados!

Sucesso!!!!!!! 


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!