Gourmet, o termo significa um ideal cultural associado com a arte culinária da boa comida e bebida, de haute cuisine.

 

 

Assim, um restaurante gourmet significa que é de alta qualidade, está reservado a paladares mais avançados e a experiências gastronómicas mais elaboradas.

Por consequência os produtos e ou refeições gourmet são normalmente mais caras que os seus equivalentes.

 

A palavra tem ascendência francesa e o seu significado original designava os bons apreciadores de vinho, os verdadeiros conhecedores. 

 

Atualmente já faz parte do vocabulário português e alargou o seu âmbito a tudo o que se relaciona com os prazeres da mesa, sempre na perspectiva da autenticidade e da qualidade.

Pode também ser associado a uma pessoa, quando atribuir à qualidade de possuir um paladar apurado, possua conhecimento ou entendimento avançado sobre culinária e gastronomia.

 

Outras definições atribuídas é quando tem um produto de produção limitada, um design exclusivo e arrojado, com características únicas do ponto de vista sensorial, e intitulado como de posicionamento “Premium”. 

Os produtos Gourmet são traduzidos por acrescerem valor acrescentado, e serem diferenciados da concorrência.

 

A variável qualidade pode distinguir também pela sua forma de produção, originalidade na embalagem, sua idade, sua especialidade ou tipo de matéria-primas usadas na sua confecção.

O factor preço exerce forte influência, na decisão de aquisição por parte do consumidor.

A tipologia do cliente alvo define-se por consumidor sofisticado, atento , curioso, crítico e disponível para experimentar coisas novas.

 

O grau de venda dos produtos Gourmet será tanto maior, quanto maior resultar a implementação de lojas de conveniência (localização, estacionamento, horário), de excelente atendimento (personalizado, conhecedor) e oferta (qualidade e diversidade).

 

fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Gourmet

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!